Curso e Exame ITIL® PPO

ITIL® PPO – PLANNING, PROTECTION AND OPTIMIZATION

Informações:

  • Tipo: Presencial ou Remoto Ao Vivo
  • Duração: 20 horas
  • Módulos: 1

de R$R$ 1.150,00 por

R$890,00

ou em 6x de R$148,33

Objetivo do curso

A qualificação ITIL® PPO – PLANNING, PROTECTION AND OPTIMIZATION faz parte do fluxo de Capability de ITIL® Intermediate, e um dos módulos que conduz ao certificado de ITIL® Expert. O objetivo deste módulo é respectivamente de transmitir, testar e validar o conhecimento sobre as práticas da indústria em gerenciamento de serviços, conforme documentado nas publicações principais do ITIL®.

O curso e exame ITIL® PPO – PLANNING, PROTECTION AND OPTIMIZATION se destina a permitir que os titulares do certificado possam utilizar de práticas de PPO durante o ciclo de vida de gerenciamento de serviços e, especificamente, nos seguintes processos ITIL® e papéis e áreas-chave:

  • Gerenciamento da Capacidade
  • Gerenciamento da Disponibilidade
  • Gerenciamento da Continuidade de Serviços de TI
  • Gerenciamento da Segurança da Informação
  • Gerenciamento da Demanda

Todo o conteúdo do curso encontra-se de acordo com os requisitos determinados pelos maiores organismos de certificação internacional.

CONTEÚDO DO CURSO ITIL® PPO

Esse curso é Parte do Treinamento ITIL® Expert

  • Introdução ao ITIL® PPO – PLANNING, PROTECTION AND OPTIMIZATION

Compreensão completa dos termos de PPO e conceitos fundamentais

O valor para o negócio de atividades do ITIL® PPO

O ciclo de vida dentro do contexto do ITIL® PPO

A finalidade e o objetivo do desenho de serviços no que se refere ao ITIL® PPO

Os princípios básicos de desenho de serviços.

  • Gerenciamento da Capacidade

O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento da capacidade para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.

O fluxo do processo fim-a-fim para o gerenciamento da capacidade, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos

Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento de capacidade nas práticas de PPO

Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de capacidade.

  • Gerenciamento da Disponibilidade

O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento da disponibilidade para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.

O fluxo do processo fim-a-fim para o gerenciamento da disponibilidade, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos

Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento da disponibilidade nas práticas de PPO

Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento da disponibilidade.

  • Gerenciamento da Continuidade de Serviços de TI

O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento da continuidade de serviços de TI para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.

O fluxo do processo fim-a-fim para o gerenciamento da continuidade de serviços de TI, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos

Os quatro estágios do gerenciamento de continuidade de serviços de TI (iniciação, requisitos e estratégia, implementação e operação) e como cada um pode ser usado para apoiar o PPO

Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento da continuidade de serviços de TI nas práticas de PPO

Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de continuidade de serviços de TI.

  • Gerenciamento da Segurança da Informação

O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento da segurança da informação para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.

O fluxo do processo fim-a-fim para o gerenciamento da segurança da informação, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos

Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento de segurança da informação nas práticas de PPO

Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de segurança da informação.

  • Gerenciamento da Demanda

O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento da demanda para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.

O fluxo do processo fim-a-fim para o gerenciamento da demanda, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos

Atividades base do gerenciamento da demanda no que se refere padrões de atividade do negócio e dos usuários e como estes contribuem para pacotes centrais e de serviços

Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento da demanda.

  • Papéis e Responsabilidades do PPO Planejamento, Proteção e Otimização

O conhecimento, interpretação e análise de papéis organizacionais, princípios, técnicas e relacionamentos e sua correta aplicação para permitir o planejamento de serviços eficazes, proteção e otimização.

As funções e responsabilidades relacionadas com a capacidade, disponibilidade, continuidade e segurança da informação, e como eles se encaixam e são usados ​​dentro da organização de desenho de serviço para apoiar o PPO.

  • Considerações Tecnológicas e de Implementação

O conhecimento, interpretação, princípios, técnicas, relacionamentos de análise de tecnologia e implementação e sua correta aplicação para permitir o planejamento de serviços eficazes, proteção e otimização.

Ferramentas de gerenciamento de serviços, onde e como eles podem ser usados ​​dentro do PPO para implementação de processos

Os tipos de ferramentas que suportam o desenho de serviço relacionado com o PPO

Quais as melhores práticas devem ser utilizadas a fim de aliviar os desafios e riscos na aplicação de tecnologias de gerenciamento de serviços e desenho de arquiteturas de tecnologia.

Exame simulado

Revisão

Exame de certificação (opcional)

PÚBLICO ALVO

  • Profissional de TI, gerente de negócios ou dono do processo de negócios e parte da equipe operacional. Profissionais que necessitam conhecer e saber mais sobre o gerenciamento da demanda, capacidade, disponibilidade, segurança, riscos, continuidade e acordos de serviços associados.

Veja Também o curso ITIL® Expert

Certificação de ITIL® Foundation.

Curso: Português. Exame: Português ou Inglês.

CONTEÚDO DO EXAME

  • Os candidatos podem esperar ganhar competências nas seguintes áreas após a conclusão bem-sucedida dos componentes de educação e de exame relacionadas com esta certificação:
  • Desenho de serviço no PPO e no contexto do ciclo de vida;
  • Processos em todo ciclo de vida do serviço referente aos elementos de prática dentro de planejamento, proteção e otimização;
  • O gerenciamento da capacidade como uma capacidade para realizar um desenho de serviço bem-sucedido;
  • O gerenciamento da disponibilidade como uma capacidade para realizar um desenho de serviço bem-sucedido;
  • Gerenciamento da continuidade de serviços de TI como um recurso de apoio à gestão global de continuidade de negócios;
  • Gerenciamento da segurança da informação como parte do framework global de governança corporativa;
  • Papéis e responsabilidades do PPO- planejamento, proteção e otimização;
  • Considerações tecnológicas e de implementação;
  • Papéis organizacionais relevantes para o PPO;
  • E especificamente, nos seguintes processos, papéis e áreas-chave do ITIL®:
  • Gerenciamento da capacidade;
  • Gerenciamento da disponibilidade;
  • Gerenciamento da continuidade de serviços de TI;
  • Gerenciamento da segurança da informação;
  • Gerenciamento da demanda;
  • Desafios, fatores críticos de sucesso e os riscos para o planejamento, proteção e otimização;

FORMATO DO EXAME

  • Formato: Oito (8) questões de múltipla escolha, perguntas com base em um estudo de caso, com cenários adicionais curtos para fornecer contexto adicional para cada questão. Cada questão terá quatro opções de possíveis respostas, uma das quais corresponde a 5 pontos, uma vale 3 pontos, uma vale 1 ponto, e uma vale 0 ponto.
  • Duração: Tempo máximo de 90 minutos
  • Pré-requisito: Dois (2) créditos da certificação de ITIL® Foundation e ter realizado o treinamento ITIL® PPO em um Centro de Treinamento Credenciado.
  • Supervisionado: Sim.
  • Permitido consulta: Não.
  • Pontuação mínima: 28/40 ou 70%
  • Formato do exame: Este exame encontra-se disponível nos formatos online e papel.

EXAME SIMULADO

  • Durante o curso os candidatos irão realizar simulados e exercícios de fixação.

Apostila, material complementar para estudo e simulados (sem custo adicional).

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